A Cromoterapia e os Chakras

expressionismo007%20copy[1]

Chineses, Gregos, Hindus e Egípcios praticavam a terapia das cores (cromoterapia) vários séculos antes de Cristo; o poder da luz era aceite como dádiva de um ou outro deus. Os Chineses usavam as cores para representar a ordem cósmica na Terra: o verde da Primavera, o amarelo do Outono, o vermelho do Verão e o castanho do Inverno. Entendiam que era a cor que definia a existência das coisas para os olhos, a nossa primeira porta para o mundo. Na cidade grega de Heliópolis existiam templos de restabelecimento baseados no uso da luz solar.

Neste artigo abordamos a cromoterapia como terapia bioenergética sensorial e a sua ligação a cada um dos sete chakras principais.

O que é a Cromoterapia?

A cromoterapia, ou terapia das cores, é o uso da vibração das cores para a harmonização e o bem-estar físico, mental e emocional. A luz é energia electromagnética e cada cor tem uma vibração e um comprimento de onda diferentes. Esta diferença é o que nos assegura a percepção de diferentes cores. A cromoterapia trabalha com a aplicação destas diferentes vibrações, suprindo a falta ou corrigindo o excesso de cor (energia) no organismo e favorecendo assim o seu equilíbrio. Actualmente, o estudo da forma como as plantas se defendem da exposição à luz solar por períodos longos tem aju-dado nos casos de cancro da pele e no tratamento de tumores. É possível tratar o tumor sem ferir o tecido, através da fotoquímica.

A vibração da cor pode ser absorvida através de alimentos, líquidos, luz solar, luz artificial, respiração, meditação, mentalização, roupas, ambientes, cristais e sons. O método mais praticado na cromoterapia é a aplicação da cor através de lâmpadas e filtros coloridos. Além de agirem sobre o físico, as cores agem sobre os corpos subtis (mental, emocional e etérico) através dos chakras e da aura. Nos chakras, a cromoterapia enfatiza a cor e a sua correspondência, restaurando o seu equilíbrio para que o organismo recupere a vitalidade.

As Cores e os Chakras

VERMELHO
COR QUENTE – CHAKRA BÁSICO

O vermelho representa o fogo, a saúde, a valentia, as paixões, a sexualidade, a acção, a conquista, o movimento, a irritação, a violência, o abuso do poder, a ira. É uma cor necessária para o movimento e a actividade vital.

Propriedades: É energizador e vitalizador do fígado, do físico em geral e do sistema muscular. É estimulante e excitante para o hemisfério esquerdo do cérebro e para a circulação sanguínea. Descongestiona as mucosas e relaxa os músculos.
Tratamentos com a cor vermelha: Anemias, asma, bronquites, constipações, congestões, doenças do sangue, pneumonias, prisão de ventre, tuberculose, melancolia, depressão e indiferença.
LARANJA
COR QUENTE – CHAKRA SACRO

A cor-de-laranja está relacionada com a expressão física do Sol. É a cor da prosperidade, da alegria, da coragem, da sabedoria, da ambição, da criatividade, da sexualidade selectiva, do egoísmo, da luxúria.

Propriedades: É tónica, energizadora, antiespas-módica e emética. É estimulante da circulação do sangue, do metabolismo do cálcio, da tiróide, das hormonas. Age sobre o baço, o pâncreas, o fígado, a vesícula, os rins (cálculos) e as alergias.
Tratamentos com o cor-de-laranja: Asma, bronquite, vesícula, rins, bexiga, hipotiroidismo, constipações, reumatismo crónico, tumores, alergias, fígado, pâncreas e ovários. Trabalha a alegria de viver e a extroversão, afasta o medo e aviva as emoções.

AMARELO
COR QUENTE – CHAKRA DO PLEXO SOLAR

A cor amarela simboliza a luz do Sol, a iluminação, a sabedoria, o intelecto, a alegria, a diversão, a percepção, o verbo, o ouro, a riqueza, o medo, a cobardia, a traição.

Propriedades: Estimulante dos nervos motores, da digestão, do fluxo da bílis e do pâncreas; geradora de energia. Purificadora do estômago, dos intestinos, da pele, da corrente sanguínea e do fígado. É vermicida.
Tratamentos com a cor amarela: Digestão lenta, problemas do baço, do fígado e do pâncreas, diabetes, problemas de pele, esgotamento, depressões, hemorróidas, indigestão, prisão de ventre, paralisias.

AZUL
COR FRIA – CHAKRA LARÍNGEO

O azul é a cor do céu, da paz, da verdade, da devoção, da intuição, da meditação, da expansão, da calma, da sinceridade, do poder no plano mental.

Propriedades: O azul tem uma acção anti-inflamatória, anti-séptica, antipirética, analgésica, regeneradora, adstringente, refrescante e bactericida. Aumenta as defesas do organismo e reduz o ritmo cardíaco.
Tratamentos com a cor azul: Febre, comichão, dores de garganta, dores de ouvidos e de olhos, dores de dentes, cólera, diarreias, histeria, doenças renais, gastrites, insónias, laringites, cólicas menstruais, palpitações, coluna, reumatismo, sarampo, vómitos, estados emocionais alterados e epilepsia.

VERDE
COR NEUTRA – CHAKRA CARDÍACO

A cor verde representa o começo da vida na Terra. É a cor da vegetação, da abundância, da fartura, da fertilidade, da esperança, da clorofila, da juventude, das águas, da emoção, da germinação, do bolor, da deterioração.

Propriedades: Combate infecções, inflamações e intoxicações. É dilatadora, bactericida, desinfectante, anti-séptica. Alivia tensões e emoções. Estimula a fertilidade, o crescimento e a hipófise.
Tratamentos com a cor verde: Asma, dores de cabeça, problemas de fígado e de coluna, hipertensão, insónias, doenças da pele, diarreias, febres, nevralgias, sinusites, úlceras, problemas do coração, irritabilidade, hemorróidas. Ameniza os problemas mentais e emocionais.

ANIL
COR FRIA – CHAKRA FRONTAL

Cor da devoção, da fé, cor da noite estrelada, da percepção. É a cor da corrente psíquica dos corpos subtis, a cor do entendimento do outro. Afecta a visão, a audição e o olfacto nos planos físico, emocional, mental e espiritual.

Propriedades: Cor fria, eléctrica, adstringente e anestésica. Estimulante da paratiróide. Depressora da tiróide. Aumenta a defesa imunológica (fagocitose). Purificadora da corrente sanguínea, desin-tegradora, tónica muscular e depressora respiratória.
Tratamentos com o anil: Dores de garganta, ouvidos, olhos, apatia, asma, bronquite, pneumonia, convulsões, tosse, sinusite, cólicas abdominais, reumatismo, hemorragias, hipertiroidismo, obsessões. Estimula a intuição, acalma a mente e eleva a consciência.

VIOLETA (azul + vermelho)
COR FRIA – CHAKRA CORONÁRIO

Cor da transmutação, da sobriedade, da fé, da mortalha, da passagem de um estádio a outro, cor da alquimia, da meditação, da elevação da consciência. Cor da inspiração, da alta criatividade, capaz de eliminar o ódio, os ciúmes, a angústia, a depressão e os medos.

Propriedades: Cicatrizante. Estimulante do baço e da leucocitose. Depressor cardíaco. Alimenta o sangue. Alimenta a região superior do cérebro. Ameniza os estados de irritação. É desinfectante e purificadora.
Tratamentos com a cor violeta: Dores de coluna, dor ciática, meningite, perturbações mentais, perturbações nervosas, reumatismo, rins, problemas da bexiga, epilepsia, pele, choques, alcoolismo, vícios, indigestão, cistites, raquitismo, tosse e queda de cabelo.

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s