A Cromoterapia e os Chakras

expressionismo007%20copy[1]

Chineses, Gregos, Hindus e Egípcios praticavam a terapia das cores (cromoterapia) vários séculos antes de Cristo; o poder da luz era aceite como dádiva de um ou outro deus. Os Chineses usavam as cores para representar a ordem cósmica na Terra: o verde da Primavera, o amarelo do Outono, o vermelho do Verão e o castanho do Inverno. Entendiam que era a cor que definia a existência das coisas para os olhos, a nossa primeira porta para o mundo. Na cidade grega de Heliópolis existiam templos de restabelecimento baseados no uso da luz solar.

Neste artigo abordamos a cromoterapia como terapia bioenergética sensorial e a sua ligação a cada um dos sete chakras principais.

O que é a Cromoterapia?

A cromoterapia, ou terapia das cores, é o uso da vibração das cores para a harmonização e o bem-estar físico, mental e emocional. A luz é energia electromagnética e cada cor tem uma vibração e um comprimento de onda diferentes. Esta diferença é o que nos assegura a percepção de diferentes cores. A cromoterapia trabalha com a aplicação destas diferentes vibrações, suprindo a falta ou corrigindo o excesso de cor (energia) no organismo e favorecendo assim o seu equilíbrio. Actualmente, o estudo da forma como as plantas se defendem da exposição à luz solar por períodos longos tem aju-dado nos casos de cancro da pele e no tratamento de tumores. É possível tratar o tumor sem ferir o tecido, através da fotoquímica.

A vibração da cor pode ser absorvida através de alimentos, líquidos, luz solar, luz artificial, respiração, meditação, mentalização, roupas, ambientes, cristais e sons. O método mais praticado na cromoterapia é a aplicação da cor através de lâmpadas e filtros coloridos. Além de agirem sobre o físico, as cores agem sobre os corpos subtis (mental, emocional e etérico) através dos chakras e da aura. Nos chakras, a cromoterapia enfatiza a cor e a sua correspondência, restaurando o seu equilíbrio para que o organismo recupere a vitalidade.

As Cores e os Chakras

VERMELHO
COR QUENTE – CHAKRA BÁSICO

O vermelho representa o fogo, a saúde, a valentia, as paixões, a sexualidade, a acção, a conquista, o movimento, a irritação, a violência, o abuso do poder, a ira. É uma cor necessária para o movimento e a actividade vital.

Propriedades: É energizador e vitalizador do fígado, do físico em geral e do sistema muscular. É estimulante e excitante para o hemisfério esquerdo do cérebro e para a circulação sanguínea. Descongestiona as mucosas e relaxa os músculos.
Tratamentos com a cor vermelha: Anemias, asma, bronquites, constipações, congestões, doenças do sangue, pneumonias, prisão de ventre, tuberculose, melancolia, depressão e indiferença.
LARANJA
COR QUENTE – CHAKRA SACRO

A cor-de-laranja está relacionada com a expressão física do Sol. É a cor da prosperidade, da alegria, da coragem, da sabedoria, da ambição, da criatividade, da sexualidade selectiva, do egoísmo, da luxúria.

Propriedades: É tónica, energizadora, antiespas-módica e emética. É estimulante da circulação do sangue, do metabolismo do cálcio, da tiróide, das hormonas. Age sobre o baço, o pâncreas, o fígado, a vesícula, os rins (cálculos) e as alergias.
Tratamentos com o cor-de-laranja: Asma, bronquite, vesícula, rins, bexiga, hipotiroidismo, constipações, reumatismo crónico, tumores, alergias, fígado, pâncreas e ovários. Trabalha a alegria de viver e a extroversão, afasta o medo e aviva as emoções.

AMARELO
COR QUENTE – CHAKRA DO PLEXO SOLAR

A cor amarela simboliza a luz do Sol, a iluminação, a sabedoria, o intelecto, a alegria, a diversão, a percepção, o verbo, o ouro, a riqueza, o medo, a cobardia, a traição.

Propriedades: Estimulante dos nervos motores, da digestão, do fluxo da bílis e do pâncreas; geradora de energia. Purificadora do estômago, dos intestinos, da pele, da corrente sanguínea e do fígado. É vermicida.
Tratamentos com a cor amarela: Digestão lenta, problemas do baço, do fígado e do pâncreas, diabetes, problemas de pele, esgotamento, depressões, hemorróidas, indigestão, prisão de ventre, paralisias.

AZUL
COR FRIA – CHAKRA LARÍNGEO

O azul é a cor do céu, da paz, da verdade, da devoção, da intuição, da meditação, da expansão, da calma, da sinceridade, do poder no plano mental.

Propriedades: O azul tem uma acção anti-inflamatória, anti-séptica, antipirética, analgésica, regeneradora, adstringente, refrescante e bactericida. Aumenta as defesas do organismo e reduz o ritmo cardíaco.
Tratamentos com a cor azul: Febre, comichão, dores de garganta, dores de ouvidos e de olhos, dores de dentes, cólera, diarreias, histeria, doenças renais, gastrites, insónias, laringites, cólicas menstruais, palpitações, coluna, reumatismo, sarampo, vómitos, estados emocionais alterados e epilepsia.

VERDE
COR NEUTRA – CHAKRA CARDÍACO

A cor verde representa o começo da vida na Terra. É a cor da vegetação, da abundância, da fartura, da fertilidade, da esperança, da clorofila, da juventude, das águas, da emoção, da germinação, do bolor, da deterioração.

Propriedades: Combate infecções, inflamações e intoxicações. É dilatadora, bactericida, desinfectante, anti-séptica. Alivia tensões e emoções. Estimula a fertilidade, o crescimento e a hipófise.
Tratamentos com a cor verde: Asma, dores de cabeça, problemas de fígado e de coluna, hipertensão, insónias, doenças da pele, diarreias, febres, nevralgias, sinusites, úlceras, problemas do coração, irritabilidade, hemorróidas. Ameniza os problemas mentais e emocionais.

ANIL
COR FRIA – CHAKRA FRONTAL

Cor da devoção, da fé, cor da noite estrelada, da percepção. É a cor da corrente psíquica dos corpos subtis, a cor do entendimento do outro. Afecta a visão, a audição e o olfacto nos planos físico, emocional, mental e espiritual.

Propriedades: Cor fria, eléctrica, adstringente e anestésica. Estimulante da paratiróide. Depressora da tiróide. Aumenta a defesa imunológica (fagocitose). Purificadora da corrente sanguínea, desin-tegradora, tónica muscular e depressora respiratória.
Tratamentos com o anil: Dores de garganta, ouvidos, olhos, apatia, asma, bronquite, pneumonia, convulsões, tosse, sinusite, cólicas abdominais, reumatismo, hemorragias, hipertiroidismo, obsessões. Estimula a intuição, acalma a mente e eleva a consciência.

VIOLETA (azul + vermelho)
COR FRIA – CHAKRA CORONÁRIO

Cor da transmutação, da sobriedade, da fé, da mortalha, da passagem de um estádio a outro, cor da alquimia, da meditação, da elevação da consciência. Cor da inspiração, da alta criatividade, capaz de eliminar o ódio, os ciúmes, a angústia, a depressão e os medos.

Propriedades: Cicatrizante. Estimulante do baço e da leucocitose. Depressor cardíaco. Alimenta o sangue. Alimenta a região superior do cérebro. Ameniza os estados de irritação. É desinfectante e purificadora.
Tratamentos com a cor violeta: Dores de coluna, dor ciática, meningite, perturbações mentais, perturbações nervosas, reumatismo, rins, problemas da bexiga, epilepsia, pele, choques, alcoolismo, vícios, indigestão, cistites, raquitismo, tosse e queda de cabelo.

Anúncios

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s