Acuppuntura e Alcoolismo

Este artigo vem de uma série de artigos que estou a escrever sobre acupunctura e dependências. Apesar da contestação da eficácia da acupunctura sobre as mesmas – que eu partilho! – existem tratamentos já definidos em MTC para abordar estes problemas.

Tal como para a dependência tabágica, este texto foi escrito com base na obra de Ganglin Yin e Zhenghua Liu, Advanced Modern Chinese Acupuncture Therapy. Aborda especificamente 3 tratamentos diferentes que se podem fazer com acupunctura.

O primeiro tratamento consiste na utilização de um protocolo de acupunctura algo complexo. Os autores não explicam a razão de ser deste protocolo. Indicam somente que deve ser usado em pacientes alcoólicos que desejem deixar de beber. Indicam também o tipo de manipulação a fazer nas agulhas (redução) e o número de tratamentos sendo estes diários.

10 tratamentos diários fazem um curso e no total costumam ser necessários 3 cursos. Mas não indicam mais acerca da selecção de pontos. O protocolo apresentado pelos autores é constituído pelos pontos de acupunctura:

6BP (Sanyinjiao), 40E (Fenglong), 44E (neiting), 3F (Taichong), 6MC (Neiguan), 9BP (Yinlingquan), 12VC (Zhongwan) e 7C (Shenmen).

Os autores apresentam depois, isoladamente, um ponto do vaso governador. O ponto 25VG (Suliao) é aconselhado no tratamento de pacientes sob o efeito de álcool. Aconselha-se a inserção do ponto a uma profundidade de 0.2 cun e manipulação durante 3 a 10 minutos.

Dar atenção que este ponto é usado em pacientes alcoolizados. O ponto 25VG (Suliao) encontra-se na ponta do nariz e tem diferentes funções como tratar problemas mentais como histeria, perda de consciência ou problemas nasais. Neste caso pode ser usado para pacientes sob o efeito de álcool (pacientes bêbedos).

Finalmente os autores aconselham um determinado conjunto de pontos dentro da auriculoterapia (acupunctura auricular). Mais uma vez estes pontos são aconselhados para pacientes alcoólicos que desejem abandonar o vício.

Os pontos da acupunctura auricular escolhidos são: boca, estômago, sanjiao, endócrino, shenmen, occipital, subcortex, apex da orelha.

 

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s