Toxidependencia e Acupuntura

Terminando a trilogia dos artigos sobre dependências – tabagismo e acupunctura, alcoolismo e acupuntura – venho escrever sobre toxicodepência e acupunctura. Os autores, nos quais baseio estes 3 artigos, Zhenghua Liu e Ganglin Yin, apresentaram 2 textos diferentes para o tabagismo e para a toxicodependência de outras substâncias.

Apesar de muito semelhantes e apesar de um poder ser usado no outro os autores apresentaram-nos como diferentes e assim também eu irei fazer neste conjunto de artigos.

Os autores aconselham 3 métodos terapêuticos dentro da acupunctura: (1) puncturar um grupo de pontos (potocolo de acupunctura, (2) puncturar 1 único ponto e (3) acupunctura auricular.

PUNCTURAR UM GRUPO DE PONTOS

Este protocolo de acupunctura é indicado, pelos autores, como útil no tratamento de toxicodependência. Tal como no protocolo do alcoolismo os autores não explicam a razão de ser dos pontos e, neste caso, nem indicam o tipo de manipulações a efectuar, apesar de podermos considerar que são idênticas às aconselhadas no tratamento do alcoolismo.

O protocolo de acupunctura é constituído pelos pontos: 7C (Shenmen), 6MC (neiguan), 3F (Taichong), 40E (fenglong), 4IG (Hegu), 36E (Zusanli) e 6BP (Sanyinjiao).

PUNCTURAR UM ÚNICO PONTO

Neste caso falamos do mesmo ponto de acupunctura extra que mencionámos no artigo do tratamento da dependência tabágica e acupunctura: o ponto Tianweixue.

Este ponto tal como referido encontra-se a meia distância entre o ponto 5IG (Yangxi) e o ponto de acupunctura 7P (lieque). Para ver a localização mais precisa destes pontos clique neste link para o artigo sobre tabagismo e acupunctura.

O tipo de manipulação da agulha é idêntica à aconselhada no artigo já mencionado.

ACUPUNCTURA AURICULAR

Tal como nos outros 2 casos, estes autores aconselham sempre um conjunto de pontos provenientes da acupunctura auricular no tratamento deste tipo de problemas. Neste caso os pontos escolhidos são: pulmão, intestino grosso, rim, estômago, baço, subcortex, frontal, fígado, peito, shenmen, occipital

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s